Esta aula tem por objetivo apresentar as dependencias necessárias e instalação do Anypoint Studio, assim como ensinar a configurar cada uma destas ferramentas (vídeo). Além das dependencias “obrigatórias” também abordamos o Postman, pois o mesmo é muito utilizado junto ao Anypoint Studio.
JAVA (Linguagem de Programação)
Java, não confundir com Javascript , originou-se na Califórnia, desenvolvido pela Sun Microsystems, empresa fundada em 1982 por Andreas Bechtolsheim, Vinod Khosla e Scott McNeally. A linguagem foi lançada em 1995 e continuou a evoluir de forma consistente para acompanhar os tempos.
Os principais recursos, propriedades e qualidades do Java incluem:
- Concurrência: Java oferece a capacidade de executar vários programas ou parte de um programa ao mesmo tempo, melhorando a eficiência
- Baseado em classes e orientado a objetos: permite o agrupamento de objetos que podem ser usados em projetos, economizando seu tempo
- Portátil: Java é executado em um princípio ‘escreva uma vez, use em qualquer lugar’, o que significa que, uma vez que você tenha escrito o código, ele pode ser usado em outros projetos, em vez de começar do zero
- Seguro: Uma vez criado, todo o código Java é convertido em bytecode, que não pode ser lido por humanos, protegendo seu trabalho
Para que serve o Java?
Uma enorme quantidade de aplicativos e sites usam JAVA e não funcionarão a menos que você tenha o Java instalado. De laptops a datacenters, consoles de jogos a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, Java é uma linguagem obrigatória. Alguns usos comuns do Java estão listados abaixo:
- 89% dos desktops (ou computadores) nos EUA executam Java.
- 9 milhões de desenvolvedores Java existem em todo o mundo.
- 3 bilhões de telefones celulares rodam Java.
- 125 milhões de aparelhos de TV rodam Java.
- 5 dos 5 principais fabricantes de equipamentos utilizam JAVA ME.
O que o Java faz?
Java tornou-se inestimável para os desenvolvedores, permitindo-lhes:
- Escrever software e executá-lo em praticamente qualquer plataforma.
- Criar programas que possam ser executados em um navegador Web.
- Combinar aplicativos ou serviços usando a linguagem Java para criar aplicativos ou serviços altamente personalizados.
- Criar aplicativos poderosos e eficientes para telefones celulares, processadores remotos, microcontroladores, módulos sem fio, sensores, gateways, produtos de consumo e praticamente qualquer outro dispositivo eletrônico.
Por que Java é importante?
Enquanto o mundo da tecnologia avança constantemente, em um ritmo que parece mais rápido do que nunca, as pessoas, até mesmo os programadores, têm uma tendência infeliz de esquecer as origens. As ideias que influenciaram uma abundância de tecnologia moderna. É por isso que Java é importante – porque não apenas continua sendo uma linguagem de programação vital e inestimável hoje, mas também moldou a maneira pela qual a tecnologia se desenvolveria nas próximas duas décadas e continuaria a se desdobrar em um futuro imprevisível.
Por que Java é tão popular?
A resposta está principalmente nos testes exaustivos, na atualização e na consistência de entrega que Java forneceu historicamente. O Java foi testado, refinado, estendido e comprovado por uma comunidade dedicada de desenvolvedores, arquitetos e entusiastas Java. Apesar das origens que datam de quase duas décadas, Java evoluiu consistentemente ao longo dos anos.
Java foi projetado para permitir o desenvolvimento de aplicativos portáteis e de alto desempenho para a maior variedade possível de plataformas de computação, permitindo assim os princípios fundamentais de acessibilidade abrangente, bem como interação entre plataformas. Ao disponibilizar aplicativos em ambientes heterogêneos, as empresas podem fornecer mais serviços, aumentar a produtividade, a comunicação e a colaboração do usuário final e reduzir drasticamente o custo de propriedade de aplicativos corporativos e de consumo.
MAVEN
Maven é uma ferramenta da Apache Software Foundation para gerenciamento de projetos que automatiza projetos Java . O Maven faz parte e é hospedado pela fundação de software Apache. A ferramenta originou-se de uma parte do Projeto Jakarta.
O Maven facilita o processo de construção de software, fornece um sistema uniforme para construção, informações de projeto de qualidade, diretrizes de desenvolvimento de melhores práticas e migração transparente para novos recursos. Maven descreve como o software é construído e descreve suas dependências. O MAVEN ajuda a gerenciar projetos e serve como uma ferramenta de compreensão. Serve para mostrar o estado de um projeto muito rapidamente.
O programa é usado por desenvolvedores java. A ferramenta pode ser útil para demonstrar rapidamente o estado atual de um projeto para aqueles menos técnicos, incluindo gestores e investidores.
O Maven é baseado no modelo de objeto do projeto. Os projetos são armazenados como um arquivo Pom.xml. A ferramenta gerencia compilações de projetos, relatórios e documentação a partir da base de informações XML central.
O Maven facilita substancialmente o processo de construção de aplicativos Java ao tornar a verificação do status de um projeto mais relacionável.
Anypoint Studio
O Anypoint Studio da MuleSoft é um IDE amigável (ambiente de desenvolvimento integrado) baseado no Eclipse e usado para projetar e testar aplicativos Mule através do desenvolvimento de fluxos.
Pré-requisitos
Precisamos satisfazer os seguintes pré-requisitos antes de instalar o Mule em todos os sistemas operacionais, ou seja, Windows, Mac e Linux/Unix.
Java Development Kit (JDK) − Antes de instalar o Mule, verifique se você tem uma versão suportada do Java em seu sistema. O JDK 1.8.0 é recomendado para instalar o Anypoint com sucesso em seu sistema.
Baixando e instalando o Anypoint Studio
O procedimento para baixar e instalar o Anypoint Studio em diferentes sistemas operacionais pode variar. Em seguida, há etapas a serem seguidas para baixar e instalar o Anypoint Studio em vários sistemas operacionais −
No Windows
Para baixar e instalar o Anypoint Studio no Windows, precisamos seguir as etapas abaixo –
Passo 1 – Primeiro, clique no link https://www.mulesoft.com/lp/dl/studio e escolha o sistema operacional Windows na lista de cima para baixo para baixar o estúdio.
Passo 2 – Agora, extraia-o para a pasta raiz ‘C:\’ .
Passo 3 – Abra o Anypoint Studio extraído.
Etapa 4 – Para aceitar o espaço de trabalho padrão, clique em OK. Você receberá uma mensagem de boas-vindas quando ele for carregado pela primeira vez.
Passo 5 – Agora, clique no botão Get Started para usar o Anypoint Studio.
No OS X
Para baixar e instalar o Anypoint Studio no OS X, precisamos seguir as etapas abaixo –
Passo 1 − Primeiro, clique no link https://www.mulesoft.com/lp/dl/studio e baixe o estúdio.
Passo 2 – Agora, extraia-o. Caso você esteja usando a versão do sistema operacional Sierra, certifique-se de mover o aplicativo extraído para a pasta /Applications antes de iniciá-lo.
Passo 3 – Abra o Anypoint Studio extraído.
Etapa 4 – Para aceitar o espaço de trabalho padrão, clique em OK. Você receberá uma mensagem de boas-vindas quando ele for carregado pela primeira vez.
Passo 5 – Agora, clique no botão Get Started para usar o Anypoint Studio.
Se você for usar o caminho personalizado para o seu espaço de trabalho, observe que o Anypoint Studio não expande o ~ til usado em sistemas Linux/Unix. Portanto, é recomendável usar o caminho absoluto ao definir o espaço de trabalho.
No Linux
Para baixar e instalar o Anypoint Studio no Linux, precisamos seguir as etapas abaixo –
Passo 1 – Primeiro, clique no link https://www.mulesoft.com/lp/dl/studio e escolha o sistema operacional Linux na lista de cima para baixo para baixar o estúdio.
Passo 2 – Agora, extraia-o.
Passo 3 – Em seguida, abra o Anypoint Studio extraído.
Etapa 4 – Para aceitar o espaço de trabalho padrão, clique em OK. Você receberá uma mensagem de boas-vindas quando ele for carregado pela primeira vez.
Passo 5 – Agora, clique no botão Get Started para usar o Anypoint Studio.
Se você for usar o caminho personalizado para o seu espaço de trabalho, observe que o Anypoint Studio não expande o ~ til usado em sistemas Linux/Unix. Portanto, é recomendável usar o caminho absoluto ao definir o espaço de trabalho.
Também é recomendado instalar o GTK versão 2 para usar temas completos do Studio no Linux.
Características do Estúdio Anypoint
A seguir estão alguns recursos do Anypoint studio que aumentam a produtividade durante a criação de aplicativos Mule −
- Ele fornece uma execução instantânea do aplicativo Mule dentro de um runtime local.
- Anypoint studio nos dá um editor visual para configurar arquivos de definição de API e domínios Mule.
- Possui estrutura de teste de unidade incorporada, aumentando a produtividade.
- O Anypoint studio nos fornece o suporte integrado para fazer deploy no CloudHub.
- Possui a facilidade de integração com o Exchange para importação de modelos, exemplos, definições e outros recursos de outra organização da Anypoint Platform.
POSTAMAN
Postman é um cliente de API que facilita para os desenvolvedores criar, compartilhar, testar e documentar APIs. Isso é feito permitindo que os usuários criem e salvem solicitações HTTP/s simples e complexas, bem como leiam suas respostas.
As APIs possibilitam que dois aplicativos separados transfiram e compartilhem dados entre eles. Eles também tornam mais fácil para os usuários de um aplicativo executar ações sem precisar usar a GUI do aplicativo. Do ponto de vista dos desenvolvedores, é uma maneira fácil de executar certas funcionalidades de seu aplicativo e testá-lo também.
O uso diário de APIs pode se tornar complicado, pois pode-se ter dezenas ou até centenas de APIs que ele precisa usar ou testar. Isso torna difícil acompanhar o(s) endereço(s) exato(s), cabeçalho(s), credencial(es) de autorização, etc. E torna mais difícil testar a API quanto à funcionalidade, segurança e tratamento de exceções.
Como usar o Postman para testar APIs
O Postman é muito conveniente quando se trata de executar APIs. Depois de inseri-los e salvá-los, você pode simplesmente usá-los repetidamente, sem precisar lembrar endpoint exato, os cabeçalhos, as chaves de API etc.
Aqui está um exemplo explicando como inserir uma nova solicitação de API.
Após a instalação, inicie o Postman . Após carregar completamente a tela principal siga estes passos para criar sua coleção de requisições:
- Na aba “coleções – collections” clique no botão “+” para criar uma nova coleção. Uma nova coleção aparecerá e você poderá editar seu nome, descrição e muitas outras configurações.
- Em seguida, clique com o botão direito do mouse nessa nova coleção e selecione “adicionar solicitação – add request” para criar sua primeira solicitação.
- Selecione a solicitação criada recentemente e insira o endpoint da API onde diz ‘Inserir URL da solicitação’ e selecione o método (o tipo de ação) à esquerda desse campo. O método padrão é GET, mas usaremos POST no exemplo abaixo.
4. Adicione tokens/credenciais de autorização de acordo com os requisitos do lado do servidor. Os diferentes métodos/protocolos suportados pelo Postman são: Sem autenticação, Autenticação básica (fornecer apenas nome de usuário e senha), Autenticação Digest, OAuth 1.0, OAuth 2.0, Hawk Authentication, AWS Signature entre outros.
5. Insira os cabeçalhos caso sejam necessários.
- Insira um corpo POST caso seja necessário. Neste exemplo, estamos criando um teste que requer uma carga JSON com detalhes relevantes.
- Se você deseja executar esta API agora, clique no botão ‘Enviar – Send’, localizado à direita do campo de solicitação da API. Você também pode clicar no botão ‘Salvar – Save’ ao lado dele para salvar essa solicitação de API em sua biblioteca.
É isso! Agora você sabe como inserir sua solicitação de API no Postman e salvá-la em sua biblioteca.
Como o Postman ajuda a compartilhar a API
Um dos recursos fantásticos do Postman é ‘Coleções – Collections’ que permitem agrupar várias APIs que podem estar relacionadas, ou talvez devam ser executadas em uma determinada sequência.
Por exemplo, na captura de tela anterior, você pode ver uma coleção que inclui 4 APIs que são todas necessárias para criar e executar um teste. As duas primeiras APIs criam o objeto de teste – a primeira das duas aplica a configuração necessária e a API a seguir carrega o arquivo de script necessário para executá-lo. As duas últimas APIs iniciam e param o teste que criamos anteriormente. Obviamente, eles devem ser executados nessa sequência, portanto, a coleção será classificada de acordo.
Executando uma coleção de Postman
Para executar uma coleção Postman, você precisará usar um recurso chamado ‘Collection Runner’ seguindo estas etapas:
- Na GUI do Postman, no canto inferior direito da tela, clique no botão ‘Runner’.
2. Arraste e solte a coleção ou pasta desejada na janela do runner. No nosso caso, será a coleção chamada ‘API BlazeMeter’.
- Existem parâmetros de configuração adicionais que você pode definir. No entanto, isso não é obrigatório. Por exemplo, você pode especificar o número de iterações para as quais deseja executar a coleção, bem como adicionar atrasos entre cada solicitação. Há também uma opção para escolher o seu ‘Ambiente’. Os ambientes permitem que você personalize solicitações usando variáveis que podem incluir valores específicos do ambiente. Isso é extremamente útil quando você está testando em vários ambientes, como o ambiente de desenvolvimento, o ambiente de produção, etc. Para configurar um novo ambiente, clique no ícone de olho no canto superior direito da GUI do Postman e selecione ‘adicionar’. Você poderá adicionar um novo, bem como suas respectivas variáveis.
Usando APIs em seu próprio aplicativo ou script com o Postman
Postman também tem um recurso chamado ‘Snippets’. Você pode usá-lo para gerar trechos de código em uma variedade de linguagens e estruturas, como Java, Python, C, cURL e muitos outros.
Esta é uma grande economia de tempo. Um desenvolvedor pode facilmente integrar APIs com seu próprio código sem muita complicação. Para usá-lo, clique na guia de código no lado direito da tela da GUI do Postman.